Figurino

Nenhuma produção de cinema, televisão ou teatro seria a mesma sem o recurso do figurino e da cenografia certos, como já disse em outro momento, figurino é uma das minhas grandes paixões, embora eu não tenha ainda dado muita ênfase sobre eles aqui no blog.
A globo é especialista em criara figurinos incríveis, em um outro momento coloco aqui minhas novelas com figurinos favorito. Mas agora não poderia deixar de ilustrar o belíssimo trabalho feito para a nova novela da 6 (Lado a Lado). Só de imaginar a pesquisa, a produção e a confecção dessas roupas fico super animada. Esse trabalho incrível é assinado por Beth Filipeck. O figurino evidencia a diferença entre as classes do início do século XX, mostrando claramente a influencia europeia nos trajes das personagens de alta classe como a ex-baronesa do café Contância em contraste com as roupas simples das personagens pobres como Isabel.
A figurinista lida com a historia de cada roupa, com texturas e cores explorando esse universso magico de maneira incrível. “As atrizes usam uma leve base de seda neutra dentro da silhueta da época, de cintura marcada e saia longa, e sobre ela vou aplicando aventais feitos de renda, bordados, de cores diferentes, que podem ser trocados de acordo com o momento da personagem, a luz e a cor desejadas pelo diretor”. Conta a autora das vestimentas. Algumas peças são pintadas a mão e certamente poderiam ser usadas hoje explica Beth, “colocamos elementos da moda masculina, como a gravatinha e o colete, que combinam com a essência da personagem muito à frente de seu tempo”. As personagens de classe baixa usam roupas em tons de branco bege e marrom, com influencia das roupas usadas pelas damas da sociedade do início daquele século, só que com muito mais simplicidade e menos acabamento demosntrando assim as suas origens, como era de se esperar para a época, evidenciando certos aspectos que ainda existem hoje onde as roupas eram um indicativo de posição social.




Nenhum comentário: